Mococa, domingo, 19 de maio de 2024 Telefone (19) 3665-6119

Terç

EDUCAÇÃO - Quinta-feira, 21 de Março de 2024

PALESTRA: SELETIVIDADE ALIMENTAR DE CRIANÇAS COM AUTISMO

Nutricionista Maria Rita Lazzarini Barreto faz palestra sobre o tema para Diretores e Coordenadores da Rede Municipal de Educação

PALESTRA: SELETIVIDADE ALIMENTAR DE CRIANÇAS COM AUTISMO

Na tarde desta quarta-feira, 20/03, Diretores e Coordenadores das escolas da Rede Municipal de Educação, participaram de um encontro com a Nutricionista Maria Rita Lazzarini Barreto , que discorreu sobre um tema bastante interessante: “Seletividade alimentar de crianças com Autismo”.

Cerca de 60 a 80% das crianças com TEA apresentam seletividade alimentar, evidenciada principalmente pela recusa de alguns alimentos ou de um grupo de alimentos, ou por possuir um repertório limitado dos mesmos.

Na conversa com a nutricionista, foi possível discutir e aprender a relação sensorial que essas crianças podem apresentar em conjunto com essa seletividade, como por exemplo, a textura, a cor, o odor, a temperatura ou até a aparência dos alimentos.

Nesse contexto, em que os hábitos e escolhas alimentares podem sofrer a influência da seletividade alimentar, em qualquer criança, o acesso a um acompanhamento e orientações nutricionais individualizados são de extrema importância, bem como saber como montar um prato saudável, combinações saudáveis para uma lancheira ou, ainda, como tentar e insistir, por várias vezes, o oferecimento de todos os alimentos, apresentados de diferentes formas.

A Nutricionista Maria Rita trouxe para o debate uma extensa cartilha de possibilidades para equilibrar a dieta no TEA, uma vez que uma criança com seletividade alimentar não consome variedade ideal devido a recusa ou relutância em consumir certos grupos de alimentos sendo que a participação da escola nesse processo é fundamental, com todos os funcionários trabalhando em conjunto — cozinheiras, professores, colegas e um cardápio diverso — com planejamento e comunicação adequados é possível criar um ambiente que atenda às necessidades da criança autista possibilitando dessa forma oferecer de maneira lúdica mas planejada uma variedade bastante ampla de alimentos, na qual o aluno se sinta à vontade em suas escolhas.

Estiveram presentes, além dos Diretores e Coordenadores, Ana Lúcia Do Amaral, Coordenadora do Ensino Fundamental, e Lucimara Mesquita, Coordenadora Educação Inclusiva, como mediadoras e representando a Secretaria Municipal de Educação.

Mococa, cidade que valoriza a Educação!

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

Conheça nosso portal da educação

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

Segunda-feira à sexta-feira das 8h às 17h

SIGA NAS REDES SOCIAIS

Praça Madre Caprini, 87
Vila Mariana
Mococa - SP
E-mail: deptomococa@gmail.com

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 17/05/2024

Portal atualizado em: 18/04/2024 08:51:47

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO de Mococa - SP.